quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Proposta de ensino da álgebra utilizando o recurso da História da Matemática.

A proposta dessa atividade é o trabalho com Equações do 1° grau. Inicialmente falar um pouco sobre a História da Álgebra, ressaltando algumas transformações ocorridas ao longo dos tempos até o momento atual.  Ressaltar a importância de Diofante de Alexandria que foi o primeiro a fazer uso sistemático de abreviações nos problemas e nas operações com números utilizando para as representações das incógnitas, símbolos.
Após as discussões a cerca deste momento inicial, mostrar a imagem da representação algébrica nessa época comparando com as utilizadas nos dias atuais, destacando a relevância do filósofo e matemático René Descartes para a sistematização do uso de letras para representar termos algébricos.
Para ressignificar a aprendizagem de tais conceitos, faz-se necessário o uso de materiais concretos para os alunos mediados pelo professor , criar situações e resolver problemas, sistemas de equações ou qualquer outro conteúdo, dando importância e ao mesmo tempo mostrando onde será possível fazer uso desses conceitos.
Um fator interessante é que na sociedade atual, o conhecimento algébrico é cada vez mais valorizado e vem se provando que todos os alunos podem aprender Álgebra, contrariando a quem acreditava que só alguns podiam desenvolver habilidades nesse campo do conhecimento.
 
Referências Bibliográficas:
Módulo de História da Matemática, UNEB EaD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário