O nome “ÁLGEBRA” surgiu do nome de um tratado escrito por Al-Khwarizmi, um matemático nascido na Pérsia por volta de 800 a.C.
Abu ‘Abd Allah Muhammad ibd Musa al- Khwarizmi é considerado o fundador da Álgebra como a conhecemos hoje. A palavra Al-jabr da qual álgebra foi derivada significa “reunião”, “conexão” ou “complementação”, ou seja, ao pé da letra significa a reunião de partes quebradas. O objetivo do fundador da álgebra explicava-se na proposta de ensinar soluções para problemas do cotidiano.
A Álgebra surgiu na Babilônia, onde os matemáticos desenvolveram um sistema aritmético avançado, com o qual puderam fazer cálculos algébricos, aplicando fórmulas e calculando soluções para incógnitas de problemas que hoje são resolvidos por meio de equações lineares, equações quadráticas e equações indeterminadas.
Nessa mesma época, os egípcios começavam a descobrir a álgebra, porém faltava à álgebra egípcia os métodos sofisticados da álgebra babilônica, bem como a variedade de equações resolvidas.
O sistema de numeração egípcio, relativamente primitivo em comparação com o dos babilônios, ajuda a explicar a falta de sofisticação da álgebra egípcia.
A maioria dos matemáticos egípcios eram matemáticos indianos, gregos e chineses do início do primeiro milênio a.C e normalmente resolviam equações por métodos geométricos, como descrito no Papiro Rhind, Sulba Sutras, Elementos de Euclides e Os Nove Capítulos da Arte da Matemática. Os estudos geométricos dos gregos, consolidado nos Elementos, deram a base para generalização de fórmulas , indo além da solução de problemas particulares para sistemas gerais para especificar e resolver equações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário