Para iniciar o estudo de álgebra pode começar buscando na História da Matemática a motivação ou mesmo o ponto de partida do aprendizado, discutindo como os antigos egípcios resolviam equações. Uma sugestão é propor uma pesquisa sobre a história da álgebra, sobre os nomes de Diofante, Al-Khowarizmi, Bhaskara, Viéte e Descartes, para mostrar que a Álgebra foi construída por diferentes povos, valorizando assim a pluralidade cultural.
Trabalhar a álgebra de forma significativa é uma das recomendações dos pesquisadores em Educação Matemática e também uma orientação dos PCNs.
Aos poucos, o aluno vai conhecendo um novo campo da matemática, no qual é usado fórmulas e cálculos com expressões literais, que é a álgebra, possibilitando entender o seu significado e efetuar cálculos literais simples. Em seguida, deve ser trabalhado a resolução de equações de 1º grau, não como simples tarefa mecânica e sim, dando ênfase à compreensão da técnica resolutiva que se baseia nas operações inversas, nas equações mais simples e, para as equações mais complexas, fazer analogias com balanças para torná-las mais compreensíveis.
Portanto o significado da álgebra deve ser explorado, indo além da simples mecanização de cálculos algébricos, para que o aluno aprenda e possa usar no dia a dia esses conhecimentos adquiridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário