quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fundamentação teórica da utilização da História da Matemática no ensino de Àlgebra

A Álgebra surgiu há muitos anos e vem evoluindo ao longo dos tempos especialmente na abstração. J. Dieudonné disse, em [1, Capítulo III] que “… em matemática, os grandes progressos estiveram sempre ligados a progressos na capacidade de elevar-se um pouco mais no campo da abstração ”.
Antes para a representação algébrica eram utilizados símbolos. Atualmente, a Álgebra, em suas mais variadas ramificações, permeia a sociedade moderna, resolvendo problemas do mundo físico e social. Ela está presente, entre ouros, nos cálculos e nas previsões das empresas e indústrias, dos economistas, analistas políticos, órgãos do governo, etc.(TP6, p. 17).
Segundo Brito e Miorim (1999), a partir da aquisição de  conhecimentos históricos e filosóficos dos conceitos matemáticos, o professor tem a possibilidade de diversificar suas técnicas     pedagógicas e tornar-se mais criativo na elaboração de suas aulas, as quais podem provocar o interesse dos alunos para o estudo da matemática.
A Matemática é uma ciência que foi criada pelo homem, que muitas vezes chega à escola para os alunos apenas como técnicas para resolver situações-problemas, mas não apresenta sua história, de maneira que os discentes conheçam os significados por trás da álgebra e interessem pelo conteúdo.
Trabalhar com a história da Matemática favorece ao aluno compreender fatores sociais, históricos e políticos despertando a vontade de descobrir seus conceitos matemáticos favorecendo o desenvolvimento dos trabalhos do professor, visto que os discentes envolvem mais com a matemática quando conhece a história por trás dela.
D’Ambrosio (1999) argumenta  que uma abordagem adequada para incorporar a história da matemática na prática pedagógica deve enfatizar os aspectos socioeconômicos,  políticos  e culturais que propiciaram a criação matemática. Contudo,  caso o professor não tenha um conhecimento mais profundo da história da matemática,  ele pode utilizar-se  de informações históricas como curiosidades,  e  com  isso motivar seus alunos.
Faz-se interessante que o ensino da álgebra seja iniciado nas séries iniciais com questões que envolva sequência e padrões. Os PCNs sugerem atividades com números, relações funcionais  explorações de padrões em sequências numéricas que levem os alunos a generalizar e compreender, por um processo de aproximações sucessivas, as representações algébricas. (BRASIL, 1998).
O estudo da álgebra possibilita o desenvolvimento do pensamento abstrato contribuindo para a resolução de situações-problemas. Segundo os PCN [...] do ensino da Álgebra, deve-se ter, evidentemente, clareza de seu papel no currículo, além da reflexão de como a criança e o adolescente constroem o conhecimento matemático [...] (BRASIL, 1998 p. 116).

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