Jules Henri Poincaré (1854-1912) foi um dos maiores matemáticos da França e físicos teóricos, e um filósofo da ciência.
Como um matemático e físico, ele fez muitos originais contribuições fundamentais para a matemática pura e aplicada, física matemática e mecânica celeste. Ele foi responsável pela formulação da conjectura de Poincaré, um dos problemas mais famosos da matemática. Em sua pesquisa sobre o problema dos três corpos, Poincaré se tornou a primeira pessoa a descobrir um sistema caótico determinístico que estabeleceu as bases da teoria do caos moderno. Ele é considerado um dos fundadores do campo da topologia. Poincaré introduziu o princípio moderno da relatividade e foi o primeiro a apresentar as transformações de Lorentz na sua forma moderna simétrica. Ele descobriu as restantes transformações velocidade relativista e gravamos em uma carta a Lorentz em 1905. Assim, ele obteve invariância perfeita de todas as equações de Maxwell, o passo final na formulação da teoria da relatividade especial.
Uma das figuras mais proeminentes da história da física matemática é Henri Poincaré. Ele nasceu em Abril 29,1854 em Nancy e morreu em 17 de julho de 1912 em Paris. Ele era um verdadeiro gênio! Suas contribuições para a física e matemática foram enormes. Ele foi um dos teóricos iniciais que lançou as bases para a área da relatividade.
No campo da mecânica celeste ele estudou o problema dos três corpos, e as teorias da luz e ondas eletromagnéticas. Ele é reconhecido como um co-descobridor, com Albert Einstein e Hendrik Lorentz, da teoria da relatividade especial.Suas obras principais incluem Les Métodos de la nouvelle Méchanique celeste em três volumes publicados entre 1892 e 1899 e de Lecons mecanique celeste (1905). Na primeira delas, ele teve como objetivo caracterizar completamente todos os movimentos de sistemas mecânicos.Ele invocou uma analogia com o fluxo de fluido. Ele também mostrou que expansões em séries anteriores utilizadas no estudo do problema de 3 corpos foram convergentes, mas não em geral uniformemente convergente, assim, colocar em dúvida as provas da estabilidade de Lagrange e Laplace.Ele também escreveu muitos populares, incluindo artigos científicos Ciência e Hipótese (1901), Ciência e Método (1908) e O Valor da Ciência (1904). A citação de Poincaré é particularmente relevante para esta coleção sobre a história da matemática. Em 1908, ele escreveu
O verdadeiro método de prever o futuro da matemática é o estudo de sua história e seu estado real.
A conjectura de Poincaré é um dos problemas mais desconcertantes e desafiadoras não resolvidos na topologia algébrica. Teoria da homotopia reduz questões topológicas para a álgebra, associando com espaços topológicos vários grupos que são invariantes algébricos.
Poincaré introduziu o grupo fundamental distinguir as diferentes categorias de superfícies bidimensionais. Ele foi capaz de mostrar que qualquer superfície 2-dimensional com o mesmo grupo fundamentais como a superfície bidimensional de uma esfera é topologicamente equivalente a uma esfera. Ele conjecturou que o resultado detidos para 3-dimensional manifolds e isso foi mais tarde estendido para dimensões mais elevadas.
Surpreendentemente provas são conhecidos pelo equivalente a conjectura de Poincaré para todas as dimensões estritamente maior que 3. Nenhum sistema de classificação completa para 3-variedades é conhecida, por isso, não existe uma lista de variedades possíveis que podem ser examinados para verificar que todas elas têm grupos de homotopia diferentes.Poincaré foi o primeiro a considerar a possibilidade de caos num sistema determinista, em seu trabalho sobre órbitas planetárias.
Quando a Conferência Solvay primeira foi realizada em Bruxelas, Bélgica, Poincaré foi um dos cientistas mais proeminentes do que prestigiado evento.
"Uma causa muito pequena que escapa à nossa atenção determina um efeito considerável que não podemos deixar de ver, e então dizemos que o efeito é devido ao acaso. Se soubéssemos exatamente as leis da natureza e da situação do universo no momento inicial , podemos prever exatamente a situação do mesmo universo em um momento seguinte. Mas mesmo se fosse o caso de que as leis naturais nolonger tinha nenhum segredo para nós, ainda pode conhecer a situação, aproximadamente. Se isso permitiu-nos prever o sucesso situação com a mesma aproximação, isso é tudo que precisamos, e devemos dizer que o fenômeno tinha sido previsto, que é regido pelas leis Mas nem sempre é assim;. pode acontecer que pequenas diferenças nas condições iniciais produzem muito grande os do finalphenomena. Um pequeno erro no primeiro irá produzir um erro enorme no último. previsão torna-se impossível ...". (Poincaré)
A 17 de Julho de 1912, com 58 anos de idade, Poincaré morreu de um embolismo enquanto se vestia.
A profundidade e variedade do seu trabalho fizeram de Poincaré um matemático sem rival no seu tempo e um dos mais influentes matemáticos da história.
Sites Pesquisados:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Poincar%C3%A9
http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Poincare/Poincare3.html http://www.infoescola.com/biografias/jules-henri-poincare/http://www.e-escola.pt/personalidades.asp?nome=poincare-jules-henri
http://pt.wikiquote.org/wiki/Henri_Poincar%C3%A9
http://www.santarita.g12.br/matematicos/gm4/jules_henri_poincare.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário